... da totalidade das coisas e dos seres, do total das coisas e dos seres, do que é objeto de todo o discurso, da totalidade das coisas concretas ou abstratas, sem faltar nenhuma, de todos os atributos e qualidades, de todas as pessoas, de todo mundo, do que é importante, do que é essencial, do que realmente conta...


tuda.papel.eletronico@gmail.com

Em associação com Casa Pyndahýba Editora

Ano I Número 4 - Abril 2009

Tradução - Eduardo Miranda

Sigitas Parulskis
Poeta lituano de marca maior, também autor de peças de teatro e de prosa. Serviu ao exército soviético nos últimos anos do regime, uma experiência inesquecível, segundo ele. Nascido em 10 fevereiro de 1965, seus artigos e ensaios nos jornais são geralmente classificados como exigentes, críticos e irônicos.


Amar, Deus



Amar, Deus, as ameixas do prostíbulo –
e não só isso – também meu espírito

Amar, Deus, como amou Eva –
e não só isso – também minha seiva

Amar, Deus, o arenque defumado –
e não só isso – também meu âmago

Amar, Deus, e minha boca, cântaro
fedorento do corpo do Cristo crucificado –
e não só isso – também a mim, um desencantado.

Mylėk, Dieve

mylėk, Dieve, slyvų kisielių –
ir ne tik, ne tik – ir mano sielą

mylėk, Dieve, prie kelio ievą –
ir ne tik, ne tik – ir mano sielą

mylėk, Dieve, žmogelį mielą –
ir ne tik, ne tik – ir mano sielą

mylėk, Dieve, ir mano burną
Kristaus kūno smirdančią urną –
ir ne tik, ne tik – ir mane durną


Parulskis, Sigitas. Parulskis, Sigitas. Mirusiųjų: Eilėraščiai. Dead: poems. – Vilnius: Baltos lankos, 1994. - Vilnius: White Lanka, 1994.